Bullying quando vais Parar?


No ano passado assistimos a um jovem "Leandro" atirar-se ao rio "Tua" e morrer vitima de bullying,  muito se falou sobre o assunto mas fracas foram as medidas concretas tomadas ... este ano Lady Gaga e outros artistas decidem também tomar medidas após mais uma morte por consequência de bullying nos EUA.


Bullying é um problema grave que deixa marcas nas vitimas ao longo de toda a vida e pode levar à morte!


É importante tomar medidas sérias e concretas tanto ao nível da protecção das vitimas como ao nível da punição dos agressores e seus cúmplices !!!
"O suicído de um jovem de 14 anos por ser vítima de bullying fez Lady Gaga revoltar-se com o caso. A cantora deixou um recado no Twitter: “O bullying devia ser ilegal. É um crime de ódio”.
Hayley Williams também escreveu sobre o assunto: “Tanta tristeza, nas noticías ultimamente. Envio amor, orações e apoio para todos os afectados pelas perdas humanas. #Jamey, #VidasHumanas.

Passado algum tempo por meio de um fã, percebeu que já tinha contactado com Jamey, quando este lhe escreveu no twitter.

Jamey disse: “Não consigo parar de chorar, Odeio ser intimidado,preciso de uma resposta tua, és a minha única esperança. :´(( Ao que Hayley respondeu: “Olá Jamey, sinto muito. Queria mandar-te um grande abraço e dizer-te para nunca desistires. Estou do teu lado!”

Na realidade muitos sinais são enviados por estes jovens em especial através da internet. A estes sinais pais e educadores devem estar atentos e devidamente alerta para investigar junto da criança/ jovem, da escola e de todos aqueles que lhe são mais íntimos, de modo a perceber se algo está a acontecer e a tomar medidas sérias de protecção e apoio da vítima. Qualquer dúvida sobre o modo de agir deve ser tirada junto de um especialista nesta área.

Lady GaGa escreveu também: ““Nos últimos dias refleti, chorei e gritei. Tenho tanta raiva dentro de mim. É difícil sentir o amor quando a crueldade tira a vida a alguém. Jamey Rodemeyer, 14 anos, suicidou-se por causa do bullying. O bullying tem de se tornar ilegal. É um crime de ódio. Vou-me reunir com o nosso Presidente [Barack Obama]. Não vou parar de lutar. Isto tem de acabar. A nossa geração tem o poder para acabar com isto”.

O rapaz,Jamey Rodemeyer era vítima de chacota nos corredores da escola por ser bissexual e o bullying passou para as redes sociais, depois de em maio passado ter gravado e divulgado na internet um vídeo onde falava sobre a sua orientação sexual.

Gaga está mesmo empenhada em encontrar-se com Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, para discutir o assunto

Gostaria de ver em Portugal uma atitude como esta e a criação de um movimento mais activo contra o bullying!


Partilhando convosco uma experiencia recente numa escola em que me ofereci para realizar uma acção contra o bullying e a violência escolar, dizia-me o director... " tenho sempre medo dessas acções pois elas incentivam a violência"... achei muito estranha esta atitude… parece que muitas pessoas preferem estar caladas e não falar abertamente sobre os assuntos ... Considero que quanto mais informação melhor, tanto para os alunos, como para os professores, como para os pais... mas enfim são formas de pensar...


Em 2008 realizei uma conferência sobre o tema a entrevista ao observatório do Algarve está publicada neste blog convido-vos a lê-la chama-se:

"Alerta aos pais sobre Bullying e Ciberbullying"


http://minadosentimentos.blogspot.com/2010/02/alerta-aos-pais-bullying-e.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hiperactividade - DDAH

Comportamentos que ajudam a curar a depressão