quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reflexão sobre educação infantil

As crianças aprendem por imitação de modelos

Os pais são modelos de identificação para os seus filhos necessários ao seu bom desenvolvimento físico e emocional. Torna-se cada vez mais importante verificar o tipo de modelos que actualmente passamos às crianças... muitas são criadas pela televisão, pelo computador, pelos jogos, sem qualquer cuidado, ou supervisão, com o que fazem ou vêm ...o que importa é "estarem ocupados". .. porque os pais têm pouco tempo ... Bem sabemos a dificuldade que é hoje em dia educar um filho ... no entanto, esta ausência de tempo, por vezes de cuidados de sentimento de pertença, de amor, regras de limites... vem mais tarde dar origem a situações que os pais têm dificuldade em controlar.
As crianças não precisam de muito tempo precisam e tempo de qualidade ...

O tempo que muitos pais passam "agarrados ao telefone e computador", com coisas banais, poderia ser aproveitado para dar um bocadinho de atenção aos filhos - "muitas vezes quando pergunto, em consulta, porque é que não brincam com os filhos" - dizem ..."eu não tenho tempo para nada" ... mas depois no meio da conversa pergunto ... "tem facebook" ... " respondem quase sempre que sim.

Pergunto para responderem para si mesmos se perdem muito tempo com o computador ou telefone ou que outras coisas concorrem pela sua atenção. Pergunto para que percebam que algo tem de mudar para a felicidade da criança e para o seu bom desenvolvimento. Pergunto para que percebam que cada um tem de fazer a sua parte em prol da criança.

Aconselho sempre aos pais que aproveitem uma parte do seu tempo para estar com a criança e porque não brincar com ela no computador, na rua, na sala .... . Apoiando, ensinando, supervisionando, estando lá, a jogar jogos, a ouvir musica, a contar histórias a partilhar saberes.

Ao final do dia antes do beijinho de boa noite é sempre positivo para a criança, refletir sobre a forma como correu o seu dia, aprendendo a partilhar com os pais os seus momentos... até mesmo para os pais é importante esta reflexão.

Uma criança sem regras sente-se desprotegida
 
Outra situação para a qual gostaria de alertar é para o facto de
Muitos pais no horário das refeições não comem com a criança, eles preferem dar o tabuleiro à criança e ela come frente à televisão para não incomodar.  Apesar da criança achar mais "giro" ver os "desenhos animados" do que estar com os pais, este é um momento de família, dos poucos em que por vezes estão todos juntos, deve ser um momento de partilha, privilegiado para a união da família. Momento para o dialogo e para a passagem de valores e ao mesmo tempo uma regra que é passada à criança .

Muitas são as reflexões que devemos fazer acerca da educação infantil no séc XXI, bem como acerca da nossa influência como educadores, por hoje vou ficar por aqui mas prometo continuar esta reflexão, quando tiver mais tempo!
beijo para os leitores.

By: Psicóloga Ana Filipa Silva

Sem comentários: