Ser psicologo


Perfil


Este profissional deve ter uma grande capacidade de escuta activa, elevada capacidade empática, e relacional, deve ser compreensivo e calmo, e demonstrar boa estabilidade emocional deve procurar estar aberto a possíveis contactos com outros colegas e especialistas de outras áreas, para que possa avaliar correctamente a situação que tem em mãos. Para exercer a sua profissão com sucesso, o psicólogo deve ter uma postura de respeito pela dignidade e valor dos indivíduos, para além de nunca poder quebrar o sigilo profissional a que está obrigado. As informações transmitidas pelos seus clientes/pacientes são de natureza estritamente confidencial, não podendo o psicólogo fazer qualquer uso delas que não seja destinado a contribuir para solucionar a situação ou problema em causa.

Trata-se de um profissional que deve procurar estar aberto a possíveis contactos com outros colegas e especialistas de outras áreas, para que possa avaliar correctamente a situação que tem em mãos.


Os psicólogos podem trabalhar em diversas áreas (sector público e privado) dependendo da sua formação de base: escolas, centros de investigação, centros de formação profissional, centros de emprego, hospitais, centros de saúde, instituições particulares de solidariedade social de natureza diversa (Instituto de Apoio à criança, entre outros), tribunais, instituições de reinserção social, organismos da administração pública central, bancos e empresas (empresas de consultadoria e empresas de estudos de mercado).


Funções


De uma forma geral o psicólogo estuda comportamentos mentais do homem e procede à sua investigação utilizando técnicas específicas no sentido de os ajudar a desenvolverem-se e a obterem a sua satisfação pessoal.

As funções dos psicólogos variam consoante o seu campo de intervenção. Os psicólogos clínicos efectuam diagnósticos de problemas emocionais ou perturbações de personalidade e com base na avaliação do estado psicológico do indivíduo, aconselham a realização de terapias individuais ou de grupo.
Os profissionais que desenvolvem a sua actividade no campo da orientação escolar e profissional procuram apoiar os alunos nas suas escolhas/saídas profissionais. Aqueles que trabalham em psicologia da educação actuam em vários domínios do sistema educativo e principais intervenientes desta área: escola, família, autarquias, instituições de apoio.
Particularmente nestes casos, quando são detectados alguns problemas a função dos psicólogos é muito importante, particularmente ao nível da prevenção, podendo ajudar por exemplo as crianças a readaptarem-se à escola ao tomarem conhecimento de alguns distúrbios de conduta. A par de todas estas funções, os psicólogos podem ainda trabalhar num departamento de recursos humanos de uma empresa, sendo responsáveis pelo recrutamento, selecção e avaliação do pessoal, elaboração de programas de formação que visem o desenvolvimento das competências dos indivíduos e o desenvolvimento da organização.
Em todas as suas intervenções os psicólogos têm um procedimento comum, uma vez que a partir de um diagnóstico da situação ou problema que o apresentado, elaboram um plano de intervenção e posteriormente procedem à avaliação de resultados.

Comentários

Anónimo disse…
oi gostaria de sabeer qual o salario de um psicologo
Anónimo disse…
Ola,

eu preciso de ajuda psycologica

mas a sempre o problema que é sempre o memos ...

queria saber quanto léva da sua consulta ?

obrigada,

a espera de uma resposta sua.
Anónimo disse…
Caro Sr /a agradeço que me envie para o meu mail mais informações acerca da sua situação e da sua zona de residencia de forma a responder o que considero mais indicado para si. Actualmente os preços das consultas em Portugal variam desde:
- as gratuitas (consultas que são prestadas por entidades públicas no caso de possuirem gabinetes próprios como Câmaras Municipais, Juntas de freguesia ou por IPSS pertencentes ás redes sociais do concelho - sendo que nestes casos as consultas normalmente são encaminhadas pela Segurança social. Neste grupo de consultas existem ainda as que são por encaminhamento do médico de família.
As pagas - são realizadas em clínicas privadas (como as que trabalho), hospitais privados, ou outras entidades reguladas pelo ministério da saúde e os preços variam entre os (40€ e os 90€). Estas consultas são praticadas por psicólogos clínicos com formação em psicoterapia inscritos na Ordem dos psicólogos. No final de cada consulta o paciente recebe um recibo que conta para despesas de saúde no IRS, pode ainda enviar para o sistema de saúde de que dispõe o recibo de modo a reaver parte do pagamento (ex: alguns seguros, adse, admg,etc).
Alerto para o facto de que algumas pessoas fazem passar-se por psicólogos e terapeutas e não dispõem de formação para tal, fazendo consultas fora das entidades reguladas pelo ministério da saúde e sem qualquer inscrição na ordem dos psicólogos, assim, em caso de duvida deverão sempre questionar o MS ou à Ordem dos Psicólogos a quem devem reportar qualquer reclamação ou dúvida que disponham. cumprimentos Ana Filipa Silva
afsilva1@gmail.com

Mensagens populares deste blogue

Hiperactividade - DDAH

Comportamentos que ajudam a curar a depressão